Comex

O Brasil conquistou resultados bastante significativos nos últimos anos com relação ao desenvolvimento econômico e, de acordo com a Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD) é a 8ª maior economia mundial. Grande parte deste crescimento está diretamente associado ao comércio exterior do país que, na última década, ampliou as exportações em 246,41% e as importações em 226,69% em termos de valor.

Acabando com o mito que somente grandes empresas importam e exportam mercadorias é que surgiu a solução Softleasing, no mercado desde 1992, parte do portifólio de solução para comércio exterior (GTM) da empresa Thomson Reuters, para suprir a necessidade de pequenas e médias empresas (PMEs) em gerir as operações de comércio exterior.

Exemplo disso, é o que mostra a pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), em Outubro de 2011, que registou um aumento de 7,6% no valor das exportações das PMEs em 2010 com relação a 2009.